Ilhabela
Ilhabela


Ilhabela    Ilhabela   
(Click on map to enlarge)

Você está na maior ilha marítima do Brasil, a Ilha de São Sebastião ou, como é mais conhecida, Ilhabela. Aqui, a natureza, a fauna e a flora vão proporcionar a você uma estada inesquecível.

Para começar, conheça a exuberante floresta tropical, conservada e protegida pelo Parque Nacional de Ilhabela. Ela cobre quase toda a superfície da Ilha, com 330 quilômetros quadrados. São árvores seculares, como o Pau-Brasil, o Ipê e a Massaranduba, além de orquídeas e samambaias em tantas variedades que você vai acreditar que está num verdadeiro paraíso. E tudo isso entrecortado por mais de 400 cachoeiras e tobogãs naturais de água limpíssima.

Para os amantes do alpinismo, Ilhabela oferece alguns desafios irresistíveis: o Morro do Baepi, por exemplo, com 1.025 metros de encostas íngremes é perfeito para uma escalada emocionante. De lá, você vai apreciar a vista deslumbrante de toda a extensão do Canal de São Sebastião. Duas outras montanhas também se destacam no relevo da Ilha, o Morro de São Sebastião, com 1.370 metros de altitude, e o do Papagaio, o mais alto da região, com 1.390 metros.

Mas você ainda não viu o melhor, as praias. A orla marítima de Ilhabela possui 150 quilômetros de costões e praias. Algumas, você mesmo vai descobrir, são recortadas por rios e cachoeiras e permanecem até hoje praticamente intocadas pois não existem caminhos para alcançá-las por terra. Outras, como a dos Castelhanos, podem ser visitadas viajando por uma trilha que cruza toda a Ilha. Aliás, dizem as lendas, nessa praia o pirata Thomaz Cavendish teria escondido seus valiosos tesouros acumulados em muitos anos de pirataria.

Ilhabela também é perfeita para o turismo submarino. Um mergulho na Ponta da Sela ou na Sepetiba levará você até bem perto da exótica fauna marinha da Ilha, muito abundante entre antigos navios naufragados.